Facebook
Twitter
Youtube
Flickr

Notícias

Tenista de Itajaí conquista o ouro nos Jogos Pan-Americanos

Data de inclusão: 05/08/2019 11:32

Representando o Brasil, o tenista de Itajaí João Menezes conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americano de Lima, no Peru. Neste domingo (04), o jovem de 22 anos superou o chileno Tomas Barrios por 7/5, 3/6 e 6/4. Menezes representa o nosso município pela equipe ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo que mantém parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí (FMEL).

João Menezes tornou-se o sexto tenista brasileiro a ganhar o ouro no torneio de simples do Pan. “Quero agradecer a torcida de Itajaí, cidade onde eu treino e me abraçou com muito carinho desde quando cheguei com 16 anos. Esse ouro é um divisor de águas na minha carreira, é uma conquista muito importante. A sensação é indescritível. Jogar bem, ainda mais representando a bandeira do Brasil, é muito gratificante. Vou continuar trabalhando muito firme, pois sei que posso almejar coisas grandes. Esse não foi o ponto mais alto, ainda tem muita coisa boa por vir como as Olimpíadas de Tóquio”, comenta o campeão.

“O título é consequência do trabalho. João Menezes adotou a nossa cidade para se desenvolver na modalidade. Além dos resultados no esporte de rendimento, vale ressaltar que atualmente os trabalhos sociais desenvolvidos pelo município com o apoio do Itamirim alcançam aproximadamente 500 crianças de Itajaí”, destaca o diretor executivo da FMEL, Paulo Maes.

O atleta é um dos principais nomes do tênis brasileiro no circuito masculino de simples. Nascido em Uberaba, interior de Minas Gerais, mas radicado em Itajaí, o tenista carrega o amor pelo tênis desde o berço.

“Essa conquista comprova que o trabalho sério dá resultado, vamos continuar buscando o crescimento dos profissionais que trabalham conosco. É possível treinar no nosso país, na nossa cidade e conquistar títulos expressivos. Essa parceria com a Fundação Municipal de Esportes é fundamental”, afirma Ivan Kley, um dos coordenadores técnicos da ADK Tennis.

Histórico
Quando criança, João era levado pelos pais às quadras para dar suas primeiras raquetadas. Entusiasta dos esportes, ele aos poucos foi ganhando preferência pelo tênis. Entrou no circuito juvenil da ITF aos 16 anos. O grande ponto de sua carreira na categoria foi o vice-campeonato de duplas do US Open, jogando ao lado do gaúcho Rafael Matos. João ainda ficou com o segundo lugar no Banana Bowl na categoria 18 anos. Os bons resultados levaram o mineiro a 21ª posição do ranking juvenil.

Focado em entrar no circuito profissional, Menezes teve dificuldades para fazer a transição por conta de uma série de lesões, que o fizeram passar por três cirurgias no joelho esquerdo e uma na coluna. Por conta disso, o promissor tenista pensou em abandonar o esporte, mas por esforços do pai ele mudou de ideia e seguiu buscando o sonho.

João passou quase dois anos de sua carreira treinando em Barcelona, na Espanha, na academia do ex-tenista Galo Blanco. Mas decidiu voltar ao país natal e para a equipe itajaiense ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo no final de 2018.

O estilo agressivo do tenista, que considera Nadal seu maior ídolo no esporte, foi se consolidando e Menezes tem cada vez mais conquistado seu espaço entre os melhores tenistas do mundo. Em 2019, ele conquistou seu primeiro título de Challenger, em Samarkand, no Uzbequistão, e vem se firmando cada vez mais no circuito profissional.

A vitória no Peru devolveu o ouro ao Brasil na categoria, conquistado pela última vez no Pan do Rio de 2007 por Flávio Saretta. Antes disso, Fernando Meligeni havia sido o último a ficar com o ouro. Curiosamente, os três tenistas venceram chilenos na decisão.

___________________

Informações adicionais:
FMEL
(47) 3348-7478


 

Imagens relacionadas

Tenista de Itajaí conquista o ouro nos Jogos Pan-Americanos
Tenista de Itajaí conquista o ouro nos Jogos Pan-Americanos
Tenista de Itajaí conquista o ouro nos Jogos Pan-Americanos
Tenista de Itajaí conquista o ouro nos Jogos Pan-Americanos
Facebook
Twitter
Youtube
Flickr
Todos os direitos reservados © 2019- Município de Itajaí