Alunos da EJA do Espinheiros praticam modalidades esportivas não convencionais

A intenção é fazer com que eles tenham vivências diferentes das mais habituais
Data de inclusão: 26/04/2023 14:23

Tchoukball e Badminton foram duas das modalidades esportivas não convencionais aplicadas com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), da Escola Básica Profª Thereza Bezerra de Athayde. A ideia surgiu a partir do projeto “Atividade física e saúde: Novos olhares frente a novos contextos”, desenvolvido pelos professores Anderson Alexandre, Aldair Gomes e Elisangela Zeferino.

“Esse é um projeto interdisciplinar que faz parte de um estudo dirigido complementar de horas bimestrais, chamado de projeto 75 horas. Os estudantes adoraram a experiência e para nós foi muito gratificante”, destacou o professor Aldair Gomes.

Para ministrar as aulas, foram convidados os professores José Gonçalves e Maurício Ferri, atleta da Seleção Brasileira de Tchoukball. No Badminton, o professor da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), Roberto Prudêncio, foi o responsável pelos ensinamentos aos cerca de 40 estudantes, que tiveram a oportunidade de praticar as modalidades no ginásio da própria unidade de ensino.

Sobre as modalidades

O Tchoukball atrai diversos os tipos de pessoas de todas as idades, sexo ou capacidade atlética. A ideia do jogo é arremessar a bola no quadro de remissão, que funciona como uma cama elástica, e fazer ela cair fora da área para marcar ponto a favor. Se a bola cair dentro da área, fora de quadra ou se o atleta errar o quadro é ponto do adversário. São 9 jogadores e o espaço de jogo, de 40 m x 20 m, deve conter em cada extremidade um quadro de remissão oficial.

O Badminton é um esporte dinâmico praticado por homens, mulheres e crianças, sendo considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo. A modalidade pode ser praticada por dois ou quatro jogadores. Ainda que seja semelhante ao tênis, que usa raquetes e está dividido por uma rede, ele possui suas peculiaridades. Ao invés de uma bola, ele é jogado com uma espécie de peteca, chamada de volante ou birdie. Sua velocidade é superior a uma bola de tênis e pode chegar a 300km/h.

Pista de Atletismo

No dia 19 de abril, os alunos foram até a pista de atletismo para conhecer o espaço e vivenciar algumas modalidades do esporte. Foi o encerramento prático do projeto “Atividade física e saúde: Novos olhares frente a novos contextos”.

Alunos da EJA do Espinheiros praticam modalidades esportivas não convencionais