Atleta de Itajaí embarca para Tóquio nesta sexta-feira (16)

Rodrigo do Nascimento vai disputar seu primeiro Jogos Olímpicos
Data de inclusão: 15/07/2021 17:47

A cidade de Itajaí, pela primeira vez, terá um representante do atletismo nos Jogos Olímpicos. Em busca do sonho de conquistar uma medalha olímpica, o itajaiense Rodrigo do Nascimento, 26 anos, embarca para o Japão nesta sexta-feira (16). O velocista foi convocado para a prova individual dos 100 metros e para a equipe de revezamento 4x100.

Rodrigo do Nascimento iniciou a carreira, aos 14 anos, competindo nos Jogos Escolares de Itajaí (JEI). Foi atleta da Fundação Municipal de Esportes de Itajaí (FMEL), defendeu a cidade em competições como os Joguinhos Abertos, nos quais foi destaque da modalidade, e Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC).

Os Jogos Olímpicos de Tóquio acontecerão entre 23 de julho e 8 de agosto deste ano. A competição individual dos 100 metros terá eliminatória no dia 31 de julho e a disputa final deve ocorrer no dia 01 de agosto. Já a prova do revezamento 4x100, feita em grupo, está agendada para o dia 06 do mesmo mês. Rodrigo participará desta competição junto com os atletas Paulo Andre, Felipe Bardi, Jorge Vides e Derick Silva.

Desde o anúncio oficial da convocação, feito no dia 01 de julho, Rodrigo vinha treinando no Rio de Janeiro, no quartel da Urca. As condições climáticas da capital carioca e a estrutura física favoreceram o preparo do atleta, que atualmente reside em São Paulo. “Tóquio não está tão frio, então meu treinador e eu optamos por treinar no Rio, onde as temperaturas são mais amenas nesta época do ano”, explicou o atleta.

O velocista já estava classificado para os Jogos Olímpicos, quando foram adiados em virtude da pandemia. Determinado a mais uma vez conquistar os índices que o manteriam na competição, o itajaiense chegou há morar alguns meses na Califórnia (EUA), período em que seguiu treinando e competindo.

Itajaí também terá representante no tênis

O tenista João Menezes também embarca nesta sexta-feira (16) para disputa dos seus primeiros Jogos Olímpicos, em Tóquio. O jovem de 24 anos representa o município pela equipe ADK Tennis/Itamirim Clube de Campo, que mantém parceria com a Fundação Municipal de Esportes e Lazer de Itajaí (FMEL).

O atleta é um dos principais nomes do tênis brasileiro no circuito masculino de simples. Nascido em Uberaba, interior de Minas Gerais, mas radicado em Itajaí, o tenista conquistou a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Lima e tem grandes expectativas para os Jogos Olímpicos, no quais pretende trazer mais uma medalha para o Brasil. As disputas do tênis em Tóquio começam no dia 24 e vão até 1º de agosto.

Atleta de Itajaí embarca para Tóquio nesta sexta-feira (16)