Reinaugurado o Ginásio Jucílio de Castro Fernandes no bairro Cordeiros

Espaço sediará e será referência para diversas atividades esportivas
Data de inclusão: 30/07/2021 15:17

O Município de Itajaí, por meio da Superintendência das Fundações e Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL), inaugurou na manhã desta sexta-feira (30) o Ginásio Jucílio de Castro Fernandes, no bairro Cordeiros. Autoridades, atletas e convidados da família do ex-atleta homenageado, que dá nome ao ginásio, participaram da cerimônia. A obra de reforma e revitalização do espaço iniciou em dezembro de 2020 e previu uma série de melhorias e instalações com foco na acessibilidade.

O valor total investido na reforma ultrapassa os R$ 577 mil. Entre as melhorias, foi feita a substituição da cobertura, pintura interna e externa, e adequação do sistema hidráulico, pluvial, elétrico, preventivo e de alarme. Aplicou-se um piso modular esportivo profissional, placar eletrônico profissional, elevador com vistas à acessibilidade, além da instalação de equipamentos externos, entre eles playground e bicicletário.

O superintendente administrativo das Fundações, Normélio Pedro Weber, fez uma retrospectiva durante a cerimônia, relembrando como estava o ginásio antes da reforma e ressaltou que o espaço será referência para a comunidade. “Este ginásio sediará diversas atividades esportivas de rendimento, inserção esportiva e também comunitária. Aqui também teremos uma sala para artes marciais”, afirmou.

A filha do ex-atleta homenageado, Claudia de Albuquerque Fernandes, pronunciou-se como representante da família de Jucílio de Castro Fernandes. “Meu pai era um cidadão do mundo. Somos gratos por esta homenagem. Ele sempre acolhia a todos, lutava pelo que acreditava e dizia que mais importante do que vencer uma competição era seguir, não desistir e dar o melhor de si”, relembrou.

O prefeito de Itajaí, Volnei José Morastoni, disse que as palavras apresentadas nas homenagens traduzem a história de vida de Jucílio. Ele falou ainda sobre a importância da reabertura do ginásio: “É com muita alegria que inauguramos este equipamento, hoje o entregamos novamente para a nossa cidade, homenageado o professor Jucílio, que viveu em sua essência o que o esporte representa no mundo, como uma linguagem universal de paz, respeito e de convivência. Que este espaço seja referência para diversas modalidades e seja usado pela comunidade”, ponderou.

Sobre Jucílio de Castro Fernandes

Jucílio de Castro Fernandes, nascido em Itajaí (SC), destacou-se como atleta, preparador físico, técnico e professor de Educação Física. Iniciou sua vida esportiva na modalidade de remo pelo Clube Náutico Marcílio Dias de Itajaí. Depois ingressou no atletismo como velocista. Ao longo de sua carreira competiu em diversas modalidades, integrou equipes, conquistou títulos e representou clubes de Itajaí e de outros Estados e Municípios do Brasil.

Cursou a Escola de Educação Física do Exército, no Rio de Janeiro (RJ). Em 1949, ingressou na divisão de paraquedismo do Exército no Rio de Janeiro. Foi campeão do Pentatlo Militar em 1951, nas modalidades de equitação, esgrima, natação, tiro e corrida com obstáculos, sendo o primeiro atleta não oficial do Exército a conquistar este título. Participou de vários campeonatos de natação máster, inclusive internacionais. Também praticou atividade física ao longo de toda a sua vida. Foi um grande vencedor, fez história e deixou inúmeros legados.

______

Reinaugurado o Ginásio Jucílio de Castro Fernandes no bairro Cordeiros