Parajorme reúne mais de 300 alunos da Rede Municipal

Disputas tiveram recorde de participantes e aconteceram nesta sexta-feira (26), na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes
Data de inclusão: 26/08/2022 11:24

Os Jogos Paradesportivos da Rede Municipal de Ensino (Parajorme), que integram a 30ª edição dos Jogos Escolares (Jorme) foram realizados na manhã desta sexta-feira (26), na Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, no bairro Fazenda. A competição está na sua 10ª edição e mais de 300 paratletas disputaram as modalidades de atletismo, com provas de lançamento de pelota, salto em altura e corrida; vôlei sentado, bocha paralímpica, polibate (esporte de raquete adaptado), tênis de mesa adaptado, xadrez e goalball, que contará com deficientes visuais.

“O Parajorme também está inserido dentro da Semana de Valorização das Diferenças, com o objetivo de estimular a participação dos nossos estudantes nas modalidades paradesportivas, respeitando o laudo e a individualidade de cada um. E, para nossa, surpresa, tivemos um número recorde de participantes nesta edição, com 20 unidades envolvidas nas provas”, comemorou o supervisor de esporte escolar da Secretaria de Educação, Cristhian da Silva.

A estudante Heloísa da Silva Aires, de 7 anos veio do Centro Educacional Cacildo Romagnani (CAIC) para disputar o Parajorme pela primeira vez. Apesar da deficiência física, a menina participou das provas de corrida e de salto em altura. “Gostei muito de participar. Achei tudo muito diferente e fiquei feliz de ter conseguido superar os meus limites”, comentou a aluna.

“A Heloísa já nasceu sem uma das pernas, mas para ela não há limitações. Ela está muito feliz e a gente se orgulha de ver o desempenho dela, que pula corda como ninguém”, enfatizou a agente de educação especial, Adriana Duarte.

O evento teve a participação especial do atleta paralímpico Flávio Reitz, que incentivou os estudantes e acredita que daqui poderão sair futuros representantes do esporte paralímpico.

“Itajaí sempre teve representantes e a gente precisa fomentar isso nas nossas crianças e adolescentes, porque eles são o futuro do esporte no nosso país. Eu acredito que poderei ver a Heloísa, por exemplo, disputando a Paralimpíada de 2040. Então, essa oportunidade que a prefeitura dá a esses participantes é única e muito bem-vinda para o universo do esporte paralímpico”, destacou o paratleta Flávio Reitz.

A estudante Yorrany, de 11 anos veio da Escola Básica Ariribá para participar do Parajorme e mesmo sem um dos braços, arrasou em quadra, com o voleibol, já de olho nas próximas etapas do Jorme, que também vai participar.

“Gostei muito de participar do Parajorme, porque aqui encontrei várias opções de jogos e de brincadeiras, mas já estou me preparando para a próxima etapa do Jorme, porque vou disputar o basquete”, declarou a aluna Yorrany Emanuelly Jesuita.

Jorme

Os Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino (Jorme) retornam em outubro com as disputas de tênis de mesa, nos dias 06 e 07, na Sociedade Fazenda e com o basquete, nos dias 18, 19, 20 e 21, realizados no ginásio Jucílio Fernandez, no bairro Cordeiros. O Jorme termina com as disputas de futsal, no ginásio Gabriel Collares, de 22 a 25 de novembro. A cerimônia de encerramento está prevista para dia 02 de dezembro, na Praça Arno Bauer, com o anúncio e premiação da escola campeã geral deste ano.

Parajorme reúne mais de 300 alunos da Rede Municipal