Cerca de mil estudantes de 30 unidades escolares municipais participaram da cerimônia de abertura da 32ª edição dos Jogos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí (Jorme) e da 11ª edição do Parajorme 2024. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira (12), no Ginásio Gabriel Collares, e contou ainda com a presença dos profissionais de educação física do Município, grandes incentivadores da prática esportiva, além de autoridades.
“O nosso objetivo com os jogos é promover a integração e o intercâmbio dos nossos alunos, ampliando as oportunidades de socialização e hábitos saudáveis. Com o Parajorme, os estudantes com deficiência têm a oportunidade do desenvolvimento de forma integral, destacando sua atuação nas competições e promovendo, assim, entre todos os alunos, a igualdade, a disciplina, além da inclusão, autoestima e autoconfiança”, destacou o supervisor de esporte escolar, Cristhian da Silva.
Um dos momentos mais esperados da cerimônia é a condução da tocha olímpica. A chama foi apresentada ao público pelo professor de educação física, Ruan Caetano Valssoler, da E. B. Professor Martinho Gervasi, e pela diretora-adjunta da E. B. Professora Maria José Hulse Peixoto, Fabiana Beatriz Milani dos Santos Henrique. “Essa junção é de extrema importância, porque enfatiza o trabalho em equipe que é realizado ao longo de todo ano em nossas unidades escolares e, ao longo do Jorme e Parajorme, não poderia ser diferente”, disse o professor Ruan.
Na sequência, a tocha foi recebida e conduzida pela aluna/paratleta da E. B. Ariribá, Yorrane Emanuelly Jesuita, 1º lugar no arremesso de peso no Parejesc 2023. Na sequência, a aluna e atleta de judô, Ariane Baumgartner Pereira, da E. B. Professora Maria José Hulse Peixoto, heptacampeã dos Jogos Escolares, realizou o acendimento da pira olímpica. Ariane ficou em 1º lugar no Brasileiro de Judô realizado em Porto Alegre no ano passado e conquistou o 3º lugar no Pan-Americano no Peru, também em 2023.
“Para mim é motivo de muito orgulho fazer parte deste grandioso momento. Tenho a certeza de que o esporte é o caminho que estimula somente boas práticas e que daqui poderão sair muitos atletas profissionais”, falou a estudante Ariane Pereira.
Apresentações musicais e artísticas marcam a cerimônia de abertura dos jogos
A cerimônia de abertura do Jorme e Parajorme contou com diversas apresentações artísticas e musicais, como o quinteto de metais e percussão da Banda Filarmônica de Itajaí, regida pelo Maestro Laionel Ribeiro da Silva, e a escola Débora Bidarte de Patinação Artística (DBPA), com as atletas Luna Varela da Silva, Isabela Nunes de Campos, Maria Luíza Degering e Helena da Silva, que apresentaram a coreografia Quarteto Speed, em uma homenagem ao grande ídolo do Brasil, Ayrton Senna da Silva. Na sequência, foi a vez do grupo Jordan Dance School, especializado em danças urbanas, se apresentar no ginásio, com a coreografia “É 8, ou 90”.
O juramento do atleta foi conduzido pela aluna Maria Júlia Vieira, do 8º ano da Escola Básica João Duarte. A declaração oficial de abertura da 32ª edição do Jorme e da 11ª edição do Parajorme foi realizada pelo vice-prefeito de Itajaí, Marcelo Sodré.
“Independentemente de quem sairá vencedor dos jogos, o mais importante é vocês nunca baixarem a cabeça e sempre lutarem como guerreiros, porque assim como no esporte, o mundo lá fora é bastante competitivo e todos devem estar preparados para ganhar e perder. Estão abertos os Jorme e Parajorme 2024”, declarou Marcelo Sodré.
O evento encerrou com a apresentação do DJ Rob Neves, que finalizou a manhã com todos alunos no centro do ginásio.
Competição será em etapas e inicia em abril
Os jogos escolares de Itajaí têm como objetivo proporcionar aos estudantes o desenvolvimento de habilidades e o espírito de equipe. E, este ano, os Jorme terão uma novidade. Os alunos poderão votar para escolher uma nova modalidade que passará a integrar o calendário deste ano, entre elas badminton, basquete 3x3 e futebol de botão. Os dias 22, 23, 24 e 25 de outubro já estão reservados para a modalidade de apresentação.
Como nas outras edições, os Jorme serão realizados em etapas, ao longo do ano. A disputa inicia neste mês, nos dias 25 e 26, com as provas de atletismo. As disputas são divididas nas categorias mirim (12 e 13 anos) e infantil (14 e 15 anos). Já o Parajorme envolverá cerca de 300 alunos da Rede Municipal e será realizado no dia 23 de agosto, na E. B. Gaspar da Costa Moraes.
Confira o calendário completo do Jorme/Parajorme 2024:
Abril
25 e 26 – Atletismo – Pista de Atletismo
Maio
21, 22, 23 e 24 – Handebol – Ginásio Gabriel Collares
Junho
27 e 28 – Xadrez – Clube Almirante Barroso
Julho
09, 10, 11 e 12 – Voleibol – Ginásio Ivo Silveira
Agosto
23 – Parajorme – Escola Básica Gaspar da Costa Moraes (Fazenda)
Setembro
12 e 13– Tênis de Mesa – Escola Martinho Gervasi
24, 25, 26 e 27 – Basquete – Ginásio Jucílio Fernandez
Outubro
22, 23, 24 e 25 - Modalidade de Apresentação
Novembro
26, 27, 28 e 29 – Futsal – Ginásio Gabriel Collares
Dezembro
06 – Desfile e cerimônia de encerramento do Jorme/Parajorme 2024