Abertura dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino será nesta sexta-feira (12)

Cerimônia ocorre no Ginásio Gabriel Collares, a partir das 9h
Data de inclusão: 09/04/2024 16:07

Mais de 30 escolas e aproximadamente 1 mil estudantes devem participar da abertura da 32ª edição dos Jogos Escolares da Rede Municipal de Ensino (JORME) e do 11º Parajorme, nesta sexta-feira (12), a partir das 9h, no Ginásio Gabriel Collares. A cerimônia contará com a presença das unidades escolares, alunos, professores, além de apresentações artísticas e o tradicional acendimento da tocha.

Serão sete modalidades individuais e coletivas: atletismo, xadrez, handebol, voleibol, basquetebol, futsal e tênis de mesa, que serão disputadas em etapas, ao longo do ano letivo, com a supervisão e o acompanhamento dos professores de Educação Física da Rede Municipal de Ensino. A competição iniciará nos dias 25 e 26 de abril, com as provas de atletismo. As disputas são divididas nas categorias mirim (12 e 13 anos) e infantil (14 e 15 anos).

Já o Parajorme, que chega a sua 11ª edição, envolverá cerca de 300 alunos da Rede Municipal. A competição será realizada no dia 23 de agosto, na Escola Gaspar da Costa Moraes, no bairro Fazenda.

O objetivo dos jogos é promover a integração e o intercâmbio dos alunos, ampliando as oportunidades de socialização e os hábitos saudáveis. Com o Parajorme, os estudantes com deficiência têm a oportunidade do desenvolvimento de forma integral, além de destacar sua atuação nas competições e promover, assim, entre todos, a igualdade, a disciplina, além da inclusão, autoestima e autoconfiança.

“A novidade este ano é que serão selecionadas algumas modalidades entre badminton, basquete 3x3 e futebol de botão, por exemplo, com a votação popular dos alunos e a que for escolhida passará a integrar o calendário deste ano. Em outubro, já reservamos os dias 22, 23, 24 e 25 para a modalidade de apresentação”, enfatiza o supervisor de esporte escolar, Cristhian da Silva.

Confira o calendário completo do Jorme e Parajorme 2024:

25 e 26 – Atletismo – Pista de Atletismo

21, 22, 23 e 24 – Handebol – Ginásio Gabriel Collares

27 e 28 – Xadrez – Clube Almirante Barroso

09, 10, 11 e 12 – Voleibol – Ginásio Ivo Silveira

23 – Parajorme – Escola Básica Gaspar da Costa Moraes (Fazenda)

12 e 13– Tênis de Mesa – Escola Martinho Gervasi
24, 25, 26 e 27 – Basquete – Ginásio Jucílio Fernandez